A índia enfrenta a pior situação da pandemia da Covid-19 até o momento. Nesta quarta-feira (28), o país de 1,4 bilhões de pessoas, superou a marca de 200 mil mortos pelo coronavírus e um recorde de mais de 363 mil novos casos de infecções.
De acordo com o Ministério da Saúde da índia, nas últimas 24h foram registradas 3.293 mortes por Covid. A situação no país é preocupante já que os hospitais estão lotados e faltam suprimentos de remédios e oxigênio.
Em resposta à grave crise na Índia, organizações cristãs de ajuda humanitária tem se mobilizado para levar ajuda e esperança aos indianos.
A Samaritan’s Purse está apoiando um hospital local "fornecendo suprimentos médicos urgentemente necessários para reforçar sua capacidade", segundo o site da instituição. Trabalhando com parceiros locais, a organização cristã também está doando alimentos para mais de mil famílias em vulnerabilidade.
A Visão Mundial também está socorrendo a Índia na crise da Covid-19. A filial indiana da organização, está se preparando para distribuir cerca de 2,7 milhões dólares neozelandeses para leitos e concentradores de oxigênio para 93 hospitais.
"Esta situação sombria está aumentando rapidamente e será necessário um esforço global gigantesco para ajudar o povo da Índia a colocar o COVID-19 de volta sob controle", disse Franklin Jones, chefe do departamento de Assuntos de Emergência Humanitária da Visão Mundial da Índia.
“A Visão Mundial da Índia está trabalhando em rede com o governo para garantir que as comunidades vulneráveis tenham acesso aos cuidados de saúde de que precisam tão desesperadamente”, continuou ele. “Estamos trabalhando arduamente nas comunidades para garantir que as pessoas tenham acesso seguro, rápido e equitativo à vacina, trabalhando em estreita colaboração com as administrações distritais para apoiar os esforços do governo para alcançar mais pessoas”.
Segundo o diretor da organização social Gospel For Asia, John-Paul Dao, em entrevista ao Premier Christian News, os indianos mais pobres estão mais preocupados com a fome do que contrair Covid-19 e tem dependido das igrejas para se alimentarem.
Dao relatou que uma igreja na índia tem oferecido 500 refeições por dia para os necessitados e instituições de caridade têm se transformado em cozinhas comunitárias. O diretor da Gospel For Asia deu o exemplo de um homem que contou que não comia há oito dias enquanto viajava 800km em sua moto para alimentar a família.
“Estimamos que em algumas das principais estações de trem da cidade, todos os dias, cerca de 20 a 25 crianças terão sido colocadas em um trem por seus pais que não podem alimentá-los, junto com seus cinco ou seis irmãos. E fazem isso na esperança de que, quando chegassem à cidade grande, pudessem sobreviver pedindo esmolas ou apenas serem recebidos por uma família. Muitas vezes, eles se juntam a gangues ou coisas piores acontecem”, afirmou Dao.