Em Itabuna, no sul do estado da Bahia, colchões infláveis foram usados para resgatar a idosa Anísia Gomes, de 102 anos, da laje da casa onde ela mora, no Bairro de Sarinha. A situação ocorreu após uma tempestade atingir o município. Segundo a Defesa Civil, cerca de 58 cidades ficaram debaixo d’água.
Para resgatar a idosa, foram necessários seis colchões infláveis colocados de forma que a Anísia Gomes pudesse ser removida. Antes um pedido foi feito à Neoenergia Coelba para que desligasse a energia local, pois a água estava dando choque."Coloquei minha tia na laje da minha casa, com um fogão, uma TV e alguns alimentos, esperando que a água baixasse. Só que a água subiu tanto que começou a entrar pela escada", conta Helre de Souza Santos, 32, o segurança e sobrinho da idosa.A tempestade é considerada a segunda maior na história de Itabuna, atrás somente da ocorrida em 1967.
Ao todo, são 72 municípios em estado de emergência. Os municípios mais atingidos na região Sul são: Ibicaraí, Itajuípe, Itapitanga, Coaraci, Camamu, Canavieiras, Igrapiúna, Itacaré, Maraú, Una, Uruçuca, Itambé, Itororó e Itapetinga.
O Grupo Voluntárias Sociais da Bahia está arrecadando alimentos não perecíveis como, por exemplo, água, roupas, materiais de higiene e limpeza na sede da entidade. É possível entregar doações no Palácio da Aclamação (Av. Sete de Setembro, 1.330 - Campo Grande, em Salvador), das 8h às 20h. Informações pelo telefone (71) 3329-5055.