Um empresário e investidor russo, que mora nos Estados Unidos, ofereceu uma recompensa de US$ 1 milhão contra o ditador russo, Vladimir Putin.
Através de uma publicação no Facebook, Alex Konanykhin pediu aos militares russo que prendessem Putin como criminoso de guerra, oferecendo a recompensa para os oficiais.
Em seu post, Konanykhin deu mais detalhes, afirmando que as leis russas e internacionais permitem a ação contra Putin.
“Prometo pagar US$ 1.000.000 aos oficiais que, cumprindo com seu dever constitucional, prenderem Putin como criminoso de guerra sob as leis russas e internacionais”, escreveu.
Ele lembrou que Putin chegou ao poder como resultado de uma operação que envolveu explodir prédios de apartamentos na Rússia e que “violou a Constituição ao acabar com as eleições livres e assassinar opositores”.
Ele concluiu: “Como um russo étnico e um cidadão russo, vejo como meu dever moral facilitar a desnazificação da Rússia. Continuarei minha assistência à Ucrânia em seus esforços heróicos para resistir ao ataque da Orda de Putin”.
Konanykhin também acrescentou que o Facebook removeu sua postagem inicial sobre a recompensa e disse que a postagem original continha um gráfico de um pôster “vivo ou morto”.
“Se um número suficiente de outras pessoas fizerem declarações semelhantes, isso pode aumentar as chances de Putin ser preso e levado à justiça”, disse ele ao Insider.