Um dos filhos afetivos da ex-deputada e cantora gospel Flordelis ganhou o benefício da liberdade condicional. Carlos Ubiraci Francisco da Silva deixou a prisão nesta segunda-feira (2). Ele ficará em condicional, até a extinção de sua pena, que é de seis meses.
Além disso, Ubiraci, que também é pastor, não precisará fazer uso de tornozeleira eletrônica, devendo apenas se apresentar, periodicamente, à Justiça. Ele estava preso desde agosto de 2020, acusado de envolvimento na morte do pastor Anderson do Carmo.
No julgamento, que aconteceu no dia 12 de abril, Carlos foi condenado a 2 anos, 2 meses e 20 dias de reclusão, em regime inicialmente semiaberto, por associação criminosa armada. No entanto, o júri o absorveu das acusações de homicídio triplamente qualificado consumado e da tentativa de homicídio duplamente qualificado.
A liberdade condicional foi concedida pela juíza Roberta Barrouin Carvalho de Souza, da Vara de Execuções Penais (VEP) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
De acordo com os depoimentos, Carlos era a pessoa que tinha maior influência e poder depois de Anderson e Flordelis.
Carlos foi recebido na porta do presídio por duas de suas filhas. O julgamento de Flordelis, inicialmente marcado para este mês, foi transferido para o dia 6 de junho.