A Embaixada de Israel no Brasil usou sua conta na rede social X para exibir provas de que o grupo terrorista Hamas está impedindo civis de sair do norte de Gaza, bloqueando as rotas de evacuação para continuar usando eles como escudo humano.
“Temos provas de que o Hamas está bloqueando as rotas de evacuação em Gaza para evitar que os civis se dirijam ao sul e, assim, poderem continuar usando-os de escudo humano”, escreveram.
Israel havia pedido para os civis deixarem o norte de Gaza em direção ao sul para se afastarem da zona de conflito e ficarem em segurança, mas o Hamas ordenou aos civis que ficassem na zona de perigo e bloqueou rotas para impedir a saída.
Em imagens compartilhadas na rede social é possível ver filas de veículos parados, com bloqueios na estrada, impedindo a saída da região. As fotos foram divulgadas pelas Forças de Defesa de Israel, que se preparam para atacar a região.
Israel disse que se prepara para “operação terrestre significativa” na Faixa de Gaza, enquanto continuavam a conduzir ataques aéreos generalizados contra alvos terroristas no enclave.
Num comunicado, as IDF disseram que estavam preparadas para “expandir a ofensiva” através da implementação de uma “ampla gama de planos operacionais ofensivos”, que incluem um “ataque conjunto e coordenado por ar, mar e terra”.