O pastor Felippe Valadão, líder da Igreja Lagoinha, de Niterói-RJ, tem usado as suas redes sociais para esclarecer que o resgate de seu grupo em Israel não foi esforço do governo Lula, mas do deputado federal Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), da bancada evangélica.
No seu Instagram, o religioso gravou um vídeo agradecendo “a pessoa responsável por ativar a Força Aérea Brasileira. Tem gente achando que é o Lula que está fazendo isso, mas não é não. Eu posso falar porque participei dessa reunião: é o deputado Áureo”.
O parlamentar reforçou as palavras de Felippe ao dizer em seu perfil do Facebook que “acionou imediatamente o Itamaraty, além de ministros, para o resgate dos brasileiros acontecer o mais rápido possível”.
O Ministro da Defesa do Brasil, José Múcio Monteiro, desmentiu o deputado e o pastor em declaração feita ao DCM: “Isso é um absurdo. A operação foi idealizada e coordenada pelo presidente. Foi organizada pelo Itamaraty e o ministério da Defesa.”
O avião com a caravana religiosa de Valadão voltou ao Brasil na tarde de quarta-feira (11), no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. O grupo de 103 pessoas estavam isolados em Jerusalém desde que iniciou do conflito com o Hamas no último dia 07 de outubro.
O resgate faz parte da Operação Voltando em Paz, realizada pelo governo federal. Com os passageiros mais recentes, sobe para 916 o número de pessoas repatriadas.