O Cardeal Pierbattista Pizzaballa, Patriarca Latino de Jerusalém, e principal representante da Igreja Católica no Oriente Médio, se ofereceu como resgate em troca das crianças israelitas feitas reféns pelo grupo terrorista Hamas.
Pizzaballa foi nomeado pelo Papa Francisco para liderar a Igreja em Jerusalém em outubro de 2020. O religioso fez a declaração durante um briefing online com jornalistas na última segunda-feira (16).
Ele afirmou que estava disposto a fazer “qualquer coisa” a fim de garantir a libertação das crianças sequestradas pelo Hamas, destacando a urgência dessa ação.
“Estou pronto para uma troca, qualquer coisa, se isso puder levar à liberdade, para trazer as crianças para casa. Não há problema. Há total disposição da minha parte”.
O Cardeal também expressou sua preocupação pela comunidade cristã em Gaza, onde aproximadamente 1.000 cristãos estão abrigados em edifícios ligados à Igreja, e reconheceu que a tentativa de Israel de negociar ou buscar um diálogo pacífico com o Hamas não é realista no momento.
Apesar das adversidades, o Cardeal Pizzaballa enfatizou a necessidade de parar a violência e a guerra, buscando soluções pacíficas para o conflito.